O mais puro estilo de dança hip hop, o breakdance surgiu no início da década de 1970 como elaborações do modo de James Brown dançar na TV.[7][8][9][10] As pessoas imitavam seus movimentos nas salas de estar, corredores em festas. E foi numa destas festas que o breaking floresceu e tornou-se um estilo de dança próprio, com a ajuda de um jovem chamado Clive Campbell. Campbell, mais conhecido como DJ Kool Herc, era um DJ jamaico-americano que frequentemente fazia gravações na parte adolescente do bairro do The Bronx. A novela ''Can't Stop Won't Stop conta sobre a história da cultura hip hop e o momento "eureka" de Herc.[11]
O breakdance começou estritamente com o movimento toprock,[12] movimentos de dança realizados em pé. O toprock geralmente serve para a abrir a performance de um b-boy ou uma b-girl, antes de serem realizados os outros movimentos de dança no chão. Há um estilo de dança influenciado pelo toprock, chamado uprock (também conhecido por Brooklyn uprock ou rocking). O estilo de dança uprock teve suas origens nasgangues de Brooklyn, Nova Iorque.[13][14][15] Apesar de similar ao toprock, é mais agressivo, e envolve sapateado e movimentos que imitam combates.[12][16] No entanto, o uprock nunca alcançou a popularidade para o qual foi proposto, e tem se tornado um estilo alternativo aos dançadores de breaking.[17]
Frequentemente, crews - grupos de dançarinos de rua que se reúnem para praticar a modalidade como uma tripulação - inventam novos movimentos.[18] Como os crews são formados por amigos, os relacionamentos dentro deles são familiares e sem brigas. Os membros não fazem parte de um sindicato profissional e nem são sujeitos a audições. A menos que já esteja estabelecido o lugar de prática da breakdance, os dançarinos ensaiam os movimentos em casas e na rua.[19]
"Nós não sabíamos que porra era capoeira, mano. Nós éramos do gueto! Lá não havia escolas de dança, nada disso. Se houvesse uma dança, era de jazz ou de balé. Eu só vi uma dança no gueto em minha vida durante esse tempo, e foi na Van Nest Avenue no Bronx, e foi uma escola de balé.. Nossa influência principal na breakdance foi James Brown, a pedra angular."
Rock Steady Crew (RSC) é o mais famoso crew de breaking no mundo.[16] Juntamente com Mighty Zulu Kings, de Afrika Bambaataa, é um dos mais antigos ainda ativo.[20][21][22][23] A RCS foi fundada em 1973 no The Bronx.[24] Para quem desejasse entrar neste crew, deveria antes vencer uma batalha contra um dos b-boys da Rock Steady, e o vencedor seria proclamado em uma audição.[24] O RSC se desenvolveu uma vez que Richard "Crazy Legs" Colón assumiu a presidência. Crazy Legs abriu em Manhattan uma subsede do grupo e tornou os b-boys Wayne "Frosty Freeze" Frost e Kenneth "Ken Swift" Gabbert presidente e vice, respectivamente.[24] Freeze faleceu em 2008.[25] A Rock Steady apareceu nos filmes Wild Style e Beat Street - longas da década de 1980 sobre a cultura hip hop. O RSC atualmente tem membros no mundo inteiro, especialmente no Japão, Europa e Itália.[26]
É fácil chegar a conclusão de que a breakdance teve origem da capoeira, uma dança afro-brasileira, como "uma forma de autodefesa disfarçada de dança".[8] A capoeira surgiu centenas de anos antes do que a breakdance, o uprock é similar ao proposto pela capoeira, e ambos são realizados com música. No entanto, como não houve filmes de capoeira ou escolas da mesma no The Bronx, é pouco provável que o breaking tenha nascido dela.[8] Uma das maiores diferenças entre os dois estilos de dança é que o competidor de capoeira nunca pode tocar a mão no chão.[27] Em contraste a isso, um dançarino de breaking está quase sempre com as mãos no chão. Considerando estes aspectos, a comunidade negra dos EUA não teve no que se basear como referência ao criar a breakdance.[16]
Como a breakdance foi desenvolvida e evoluída em Nova Iorque, outros estilos de dança foram desenvolvidos ao mesmo tempo na Califórnia.[28] Ao contrário da breakdance, o Funk Styles - estilo de dança que se originou na década de 1970 na Califórnia - não teve nenhum relacionamento ao estilo de danças do hip hop: era dançada a música funk invés da música hip hop e não havia nenhum relacionamento com os cinco pilares da última (DJ, Escrita do grafite e MC).[28][29] O Funk Styles surgiu um pouco antes do breaking considerando que a (ro)boting (a predecessora do locking) foi realizada no final da década de 1960.[30]
Como o breaking, os diferentes movimentos do Funk Styles surgiram com a formação dos crews. The Lockers foi fundado em Los Angeles por Don "Campbellock" Campbell, o qual criou olocking posteriormente.[31] Eles iniciaram com todos os homens negros, mas após um tempo mulheres e latino-americanos começaram a integrar o grupo para compensar a falta de diversidade racial. Uma destas adições incluem o coreógrafo Toni Basil, que se tornou treinador do grupo. O Electric Boogaloos é outro crew de Funk Styles, tendo sido fundado em Fresno por Sam "Boogaloo" Solomon, que foi creditado como o criador do popping e do boogaloo elétrico.[28] O popping recebeu este nome porque quando Boogaloo Sam estava dançando, o barulho de seus músculos fazia "pop, pop, pop".[30][32] O boogaloo elétrico é uma combinação do boogaloo - um estilo de dança caracterizado por utilizar o quadril, o joelho e a cabeça nos movimentos - e popping. Algumas vezes é erroneamente chamado de electric boogie. A dança boogaloo foi criada na cidade de Nova Iorque por cubanos e porto-riquenhos, e é dançada ao som de R&B, soul emambo.[33] O boogaloo elétrico perdeu sua popularidade após o fim da década de 1970, mas ainda é uma forma de dança respeitada.[30] Os membros do Boogaloo Electric ainda estão ativos e viajam pelo mundo para dar aulas de dança. Timothy "Popin Pete" Solomon e Steffan "Mr. Wiggles" Clemente são membros da convenção de dança Monsters of Hip Hop.[34]
Embora a dança hip hop e a do funk sejam estilisticamente diferentes, sempre existem muitos elementos comuns ao redor, como a improvisação e a forma de como se originaram dentro das comunidades negra e latina dos Estados Unidos. O Funk Styles foi integrado ao hip hop em 1980 quando a cultura atingiu a Costa Oeste dos Estados Unidos.[28]
Desde quando a cultura hip hop foi adotada pela Costa Oeste, a Califórnia manteve a produção constante de estilos de dança regionais. Na década de 1970, enquanto Fresno era conhecido pelo popping e Los Angeles pelo locking, Oakland foi conhecida por um estilo chamado struttin'.[8] Os crews associados ao struttin' não tinham tanto poder quando o Boogaloo Electrics ou o The Lockers. Assim, o struttin' desapareceu e nunca chegou ao ponto de ser considerado um mainstream. O novo milênio deu origem a um novo estilo de dança de Oaklan, chamado turfing, uma fusão de mímica e floating, o qual coloca grande ênfase a narração dos movimentos e a ilusões. Exceto na área da baía de São Francisco, o turfing manteve sua resistência devido aos concursos de dança e programas para a juventude local que promovem a dança como uma forma de atividade física.[35] No auge de sua exposição, em Los Angeles surge mais um novo estilo de dança, o jerkin'. O que distingue este estilo dos demais são que geralmente os seus praticantes utilizam um jeans apertado.[36] Apesar de estabelecidos localmente, o turfing e o jerkin não conseguiram sair de suas próprias regiões, e é para este caminho que o krumping caminha.[32]
"Se expressionar é uma necessidade no krumping, porque o krumping é uma expressão. Você deve deixar as pessoas sentirem o que você está fazendo. Você não deve simplesmente entrar e começar a dançar o krumping sem ter finalidade alguma."
O krumping surgiu no final da década de 1990 entre as comunidades afro-americanas de Compton, Califórnia.[38] No início, foi só visto e praticado nocondado de Los Angeles até que ganhou uma exposição maior com videoclipes e principalmente o documentário Rize, lançado em 2005.[39] O clowning (não deve ser confundido com o clown walk), é o predecessor menos agressivo ao krumping tendo sido criado em 1992 por Tommy the Clown.[39] Tommy e seus dançarinos pintavam suas faces e executavam palhaçadas para as crianças em festas de aniversários ou em outras funções como uma forma de entretenimento.[39] Em contraste, o krumping foca principalmente em batalhas altamente energéticas.[38]
Comparado ao Funk Styles, turfing, jerkin' e krumping são relativamente novos. As semelhanças culturais sobre estes estilos de dança de rua e a breakdance os trouxeram como parte da subcultura do hip hop, que tem ajudado a mantê-los vivos e evoluídos.[28]
A mídia da década de 1970 aplicou o termo "breakdancing" ao que posteriormente foi chamado de breaking e b-boying na rua.[40][41][42] Um break (em português chamado de quebra ou pausa) é um interlúdio musical durante uma canção - geralmente com batidas fortes e agressivas e de difícil condução. Quando os DJs de hip hop dos anos 1970 praticavam break beats (batimentos de quebra), os dançarinos reagiram a isto e inventaram passos impressionantes de dança.[8][41][43] DJ Kool Herc criou o termo "b-boys" e "b-girls", para meninos e meninas que praticam breakdance.[41]
Quando os filmes Breakin' e Breakin' 2: Electric Boogaloo foram lançados, os produtores colocaram todos os estilos de dança no âmbito da breakdance, causando uma confusão entre os nomes internos. Em adição, Breakin' foi lançado internacionalmente como Breakdance: The Movie, causando outra divergência na nomenclatura no exterior.[44] Os meios de comunicação chamaram os estilos de breaking, breakdancing e breakdance, portanto, as três formas são aceitas. Mas, não deve-se relacionar Funk Styles a esta terminologia.[8][30][40] O hip hop originou no Bronx, Nova Iorque, enquanto o Funk Styles veio da costa oeste na era do funk.[29] Eles são chamados Funk Styles porque foram originalmente feitos para a música funk e não o hip hop.[30]
A dança hip hop é hoje praticada em todo o mundo. Houve muitas etapas em sua história para vir a aceitação internacional que recebe hoje.
As principais danças do hip hop que estão na moda possuem movimentos de dança popularizados ao inverso dos estilos que são geralmente executados nas festas. Muitas destas danças foram criadas por artistas musicais, como MC Hammer, o qual criou a dança Hammer, e o Digital Underground, que criou a dança Humpty.[94] As danças Hammer e Humpty eram nacionalmente conhecidas e alcançavam grande popularidade, e em seguida, desapareceram como a música associada a elas, pela perda do interesse pelos que a realizavam.[95]
Tecktonik é um estilo de dança combinando vogue, breaking e popping, a qual teve início nas boates de Paris.[96] Como a dança hip hop, a tecktonik é associada com a juventude urbana, e batalhas de dança são realizadas na rua e nos clubes,[96] mas devido à música percursionada consigo e a origem, este estilo deve ser classificado como "dança de casa".[96]
Além de cenas de festa, a dança hip hop ganhou divulgação pela internet através de redes sociais. Websites como DanceJam e West Coast Poppin foram criados especificamente para dançarinos criarem perfis e interagirem entre si. West Coast Poppin é focado para poppers e lockers, enquanto o DanceJam é inclusivo a todos os estilos de dança hip hop. O DanceJam foi fundado em 2008 por Geoffrey Arone, Anthony Young e MC Hammer.[97] Os moderadores dos sites criam batalhas online e postam tutoriais para aprender-se os movimentos populares da dança.[98]
Como afirmado anteriormente, um crew de dança é um grupo de dançarinos de rua que se reúnem e criam rotinas de dança. Como a cultura hip hop se espalhou por toda Nova Iorque, os crews de breakdance se reuniram mais para disputar batalhas um contra o outro.[19] Foi nesta época em que os movimentos de dança diferentes de breaking foram se desenvolvendo organicamente.[99]O mesmo pode ser dito do que aconteceu com os movimentos de dança do Funk Styles - na década de 1990 - e do krumping.[100] Ser parte de um crew é a única maneira para saber como estes estilos começaram. No início, as equipes eram formadas nos bairros e se envolviam em batalhas nas suas respectivas cidades.[100] Hoje, as equipes podem lutar nas competições com outros grupos de todo o mundo.[100]
Os crews continuam a ser construídos com base na amizade e localização dos integrantes. Eles também são formados por outras diversas razões: tema, sexo, etnia e estilo de dança. Os crews não são exclusivos; é comum que os dançarinos estão em envolvidos em mais de um grupo (principalmente se o estilo não é tão conhecido ainda, como o krumping). Um exemplo disso é Steffan "Mr. Wiggles" Clemente, o qual é membro do Rock Steady Crew e do Electric Boogaloos.[101]
Apesar dos crews de dança serem mais prevalentes no hip hop, as companhias de dança existem tanto nos EUA quanto no exterior. Exemplos incluem Culture Shock (EUA),[102] Lux Aeterna (EUA),[103] Boy Blue Entertainment (Europa),[104], NEXT (Portugal), Bounce Streetdance Company (Suécia),[105] 2Faced Dance (Europa),[106] Funkbrella Dance Company (EUA), Blaze Streetdance Company (Holanda),[107] Next Level Entertainment (Austrália)[108] e Zoo Nation (Europa).[109]
"A dança de rua não é e nunca deverá ser uma contagem. Você não deve contar 1, 2, 3, 4, 5, 6 no hip hop. Isto deve ser uma sensação, fazendo barulhos como "ou" "ah" "aw" "tsi", assim que contamos, deste jeito."
A indústria respondeu a dança hip-hop, criando uma versão mais comercial da mesma. Este "estúdio hip hop", algumas vezes conhecido por new style (estilo novo) ou L.A. style (estilos Los Angeles)[110] Do ponto de vista de alguém profundamente imerso na cultura hip-hop, qualquer coisa que se parece com a dança hip-hop e que não veio das ruas não é uma forma verdadeira de dança.[8][111] Em entrevista a revista Dance, o professor de dança hip hop Emilio "Buddha Stretch" Austin, Jr explica como vê-la:
"Há um monte de dançarinos de jazz lá fora, fazendo pseudo hip hop. Muitos professores não sabem a história, e eles estão apenas ensinando os passos. Eles estão aprendendo a partir de vídeos, mas não sabem a cultura. Se você vê a Britney Spears, acha que é hip hop, mas isso nunca foi hip hop. É completamente enfraquecido. Os estúdios poderiam se importar menos, porque o hip hop é uma de suas maiores fontes de receita."[112]
Do ponto de vista técnico, a dança hip hop new style é caracterizada como contudente, pois envolve flexibilidade corporal e isolamentos para movimentação de uma determinada parte do corpo, independentemente das outras.[113] Este posicionamento é similar ao balé ou a dança de salão, onde o peito é vertical e o corpo é duro. Além disso, este novo estilo do hip hop é muito rítmico e coloca bastante ênfase na musicalidade, sendo seus movimentos sensíveis a isto, podendo se tornar freestyle.[113]
Outro estilo criado pela indústria de dança é o chamado jazz funk. Jazz funk é uma mistura híbrida das danças de jazz e de hip hop.[29] Este estilo é utilizado por artistas de R&B, comoBeyoncé.[29] Embora seja relacionado a dança hip hop, o jazz funk não faz parte da mesma porque os movimentos fundamentais utilizados são utilizados pelo jazz. Os estúdios de dança responderam a criação destes novos estilos com a contratação em peso de técnicos profissionais especializados no novo estilo hip hop e no jazz funk.[29] Alguns dos maiores destes estúdios incluem Millennium (LA),[114] Edge Performing Arts Center (LA),[115] Debbie Reynolds (LA),[116] Broadway Dance Center (Nova Iorque),[117] Pineapple Studios (Londres),[118] Sunshine Studios (Manchester),[119] The Vibe - O Centro Internacional de Dança Hip Hop (Oslo, Noruega),[120] DREAM Dance Studio (Canadá),[121] e Ones to Watch (Japão e Hong Kong).[122]
Outros setores da indústria responderam à crescente popularidade da dança hip hop. No circuito das convenções, existiam para balé, jazz e funk, mas não para hip hop. Este vazio também ocorria em lojas de roupa para dançarinos. Monsters of Hip Hop e Nappytabs foram criadas para atender ambas as necessidades. Monsters of Hip Hop é a primeira convenção exclusiva de hip hop, tendo sido criada em 2003 na cidade de Baltimore por Andy Funk, juntamente com sua esposa Becky e sua irmã Angie Servant.[123] A convenção atualmente viaja para diversas cidades dos Estados Unidos e do México.[124] Nappytabs é a primeira linha de roupa feita especialmente para dançarinos de hip hop.[125] Sua lista de itens incluem principalmente camisas regatas, calções largos, camisetas e moletons.[126]